Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


Análise do projeto do Thunderbolt P-47

por Nicholas Mastrangelo
Chefe do Dept. de Publicações Técnicas, Republic Aviation Corp.
texto original em AvHistory Home Page
Reproduzido do original publicado na edição janeiro-1945 da Industrial Aviation
Sob permissão de Randy Wilson, todos direitos reservados ©

Parte IV - Empenagem

A empenagem do Thunderbolt é uma estrutura do tipo cantilever com uma área projetada total de 81,45 pés².

Todas as superfícies são revestidas de metal e os elevadores e leme são equipados com compensadores.

A deriva e o conjunto do estabilizador horizontal do P-47 são de construção similar, com ambos os conjuntos utilizando cavernas flangeadas entre as longarinas dianteira e traseira assim como na parte frontal com revestimento de alclad 24-ST.

As articulações para as superfícies da cauda, corrente de transmissão e parafusos para a operação do compensador são unidas as longarinas traseiras de ambos conjuntos.

Detalhes da construção do estabilizador horizontal

As longarinas da deriva acompanham as longarinas do conjunto do estabilizador horizontal e, nesta junção, são aparafusados à uma chapa comum formando assim, o conjunto completo do estabilizador. Para unir o conjunto completo do estabilizador à fuselagem, a longarina dianteira do estabilizador é aparafusada aos encaixes da viga horizontal da seção traseira da fuselagem e a longarina traseira é aparafusada a uma chapa presa ao ponto derradeiro da fuselagem.

Outras partes do artigo

CONTROLES DE SUPERFíCIE

Ajustes & extensão do movimento em °
Ailerons
"Para cima" (a partir da posição neutra) 16
"Para baixo" (a partir da posição neutra) 12
Elevadores
"Para cima" (a partir do perfil do estabilizador) 30
"Para baixo" (a partir do perfil do estabilizador) 20
Leme
Direita (a partir do perfil da deriva) 28
Esquerda (a partir do perfil da deriva) 28

Leme

O leme é do tipo Handley-Page com contrapeso estático e dinâmico. O coeficiente do contrapeso dinâmico é menor que zero e do estático é de 25 pol./libras em equilíbrio. O compensador do leme é equipado com contrapeso dinâmico assim como controle de ajuste de ângulo.

Como todas as superfícies do P-47, as superfícies de controle são revestidas de liga de alumínio alclad e empregam uma longarina principal e cavernas flangeadas de liga 24-ST.

Elevadores

Os elevadores são do tipo Handley-Page com um contrapeso dinâmico de coeficiente zero ou menor e contrapeso estático de 10 pol./libras em equilíbrio. Os elevadores do Thunderbolt são fabricados separadamente e montados numa só peça pela união de tubos de torque que se estendem das seções internas da ponta dos elevadores.

As superfícies dos elevadores são revestidas de liga 24-ST e compostas de uma longarina e cavernas flangeadas e fundidas; tubos de torques são fixados aos primeiros três reforços internos da ponta de cada elevador.

Os elevadores são articulados a longarina traseira do estabilizador por meio de um tubo de torque munido de rolamentos embutidos nos suportes das dobradiça que é unido a estrutura da fuselagem traseira. A última haste de comando é ligada ao elevador em um suporte que faz parte do conector do tubo de torque.

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desenhos da empenagem vertical, leme e estabilizador horizontal


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