Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


Republic P-43 Lancer

História

Parte III - Fim de linha


A USAAF sempre enxergou o P-43 apenas como o avião temporário e impróprio para combate. Nenhum dos P-43 chegou a entrar em combate tendo sido usados unicamente para treinamento avançado em unidades em território americano. Em 1942 a maioria dos P-43 e P-43A Lancers remanescentes da USAAF foram convertidos em aviões especializados de reconhecimento fotográfico e redesignados P-43B. Eles foram equipados com câmeras na fuselagem traseira. A maioria deles foi usada para treinar esquadrões até os Lockheed F-4 estarem disponíveis.

Outras Partes da
História do P-43

As conversões para o modelo P-43B também incluiram os P-43A-1 que não foram enviados para a China. Um total de 150 Lancers foram convertidos para o modelo P-43B.

Dois outros P-43A (números de série 40-2894 e 40-2897) foram modificados para P-43C, avião de reconhecimento fotográfico, que era bem similar ao P-43B, porém com equipamento fotográfico diferente. Um outro conjunto de modificações em P-43 (números de série 41-6685, 41-6687, 41-6692, 41-6695, 41-6707, 41-6718) foi feita resultando na versão de reconhecimento fotográfico P-43D, a qual diferia em pequenos detalhes do P-43C.

A designação P-43E foi usada para uma versão projetada mas não construída de fotoreconhecimento do P-43A com equipamentos diferentes.

Em agosto de 1942, seis Lancers foram retirados do estoque da USAAF e transferidos para a Royal Australian Air Force (RAAF). Eles serviram com a unidade nº. 1 de Fotoreconhecimento, baseada em Coomlie, no nordeste da Austrália. Os aviões eram dois P-43D (A56-1 e -2) e quatro P-43A-1 (A56-3 to 6). Mais dois P-43D (A56-7 e A56-8) foram enviados em novembro de 1942. O A56-6 foi totalmente danificado num acidente durante um pouso e o A57-7 despareceu em 28 de abril de 1943 num vôo sobre Wagga Wagga em New South Wales, região central da Austrália (seus destroços foram achados só em 1958). Os seis restantes retornaram à 5th Air Force da USAAF em Charters Towers em 1943. Não creio que algum Lancer da RAAF tenha entrado em combate.

Em outubro de 1942, os P-43 remanescentes foram redesignados RP-43, o R significando "proibido para uso em combate".

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