Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


Pós-guerra

Parte IV - Outros países

Além da América Latina, quatro países europeus (Itália, Iugoslávia, Portugal e Turquia) e dois asiáticos (Irã e Taiwan) foram usuários dos F-47.

No período imediatamente após a Segunda Guerra constatou-se a urgência por novos aviões (leia-se jatos) para reequipar as forças europeias pró-ocidente, pois geografica e politicamente eram aliados mais importantes e também mais expostos à nova ameaça soviética. Como os EUA eram os maiores fornecedores e, eles próprios estavam empenhados na tarefa de modernização de sua força aérea, restou a opção de fornecer os "veteranos de guerra" como medida paliativa até que os novos jatos estivessem disponíveis em quantidades.

Outras Partes do
pós-guerra

Itália

Em junho de 1946, a Força Aérea Italiana muda seu nome de Reggia Aeronautica para Aeronautica Militare Italiana (AMI). Em dezembro de 1950 chegaram os primeiros vinte e três F-47D.

Inicialmente todos os F-47 italianos operaram com o 51º Stormo (Gruppi 20º e 21º). A partir de 1952, com a conversão para F-84, todos os Thunderbolts ainda em atividade passaram para o 5º Stormo. Em 1953, ainda restavam quarenta e cinco que foram transferidos para o 23º Gruppo Caccia em Taranto-Grottaglie. Em outubro do mesmo ano, em Bresso, todos foram revisados ficando vinte e três no solo como fonte de reposição de peças. O destino final dos Thunderbolts italianos foram depósitos americanos na Alemanha.


Iugoslávia

Após assinatura do Pacto de Assistência Mútua com os EUA em 14 de novembro de 1951, a Força Aérea Iugoslava começou a se reequipar com aviões americanos e britânicos. Ao todo, o governo iugoslavo recebeu 150 F-47D que aparelharam dez esquadrões de primeira linha. A partir de 1958, os Thunderbolts foram sendo substituídos por jatos e passaram à função de treinador avançado até serem aposentados em 1962.


Portugal

A Força Aérea Portuguesa recebeu todos seus F-47D-30-RA/RE no ato de sua criação, em julho de 1952. Foram distribuídos igualmente por duas unidades, Esquadras 10 e 11 localizadas na Base Aérea de Ota. A partir de janeiro de 1953, com a chegada dos primeiros F-84, os Thunderbolts portugueses foram concentrados na Esquadra 10, a qual mudou-se para a Base Aérea de Tancos naquele mesmo ano, permanecendo com eles até a aposentadoria em 1956.

Uma curiosidade é que as duas unidades de F-47 eram denominadas de "Esquadra de F-47".


Turquia

Após a aprovação no congresso americano de ajuda militar à Turquia, em maio de 1947, a THK (Força Aérea Turca) recebeu uma grande quantidade de aviões, dentre os quais cento e oitenta F-47D. Estes foram entregues em 1948 ficando baseados em Diyarbakir.


Irã

Recebeu sesenta F-47D em 1948 através do pacto de assistência firmado com os EUA. Seus Thunderbolts foram voando da Turquia ao Irã trazidos por pilotos de sua própria força aérea.

Todos foram lotados num só esquadrão sediados na Base Aérea de Ghale Morghi, situada ao sul de Teerã, então a única no país.

Até 1957, os Thunderbolts iranianos formaram a espinha dorsal de sua força aérea quando começaram a serem substituídos pelos F-84. Os últimos F-47D foram desativados em 1958.

China Nacionalista (Taiwan)

A Força Aérea Nacionalista foi a primeira a receber os F-47 no período do pós-guerra pois já existiam grandes quantidades de aviões americanos em território chinês devido ao conflito que terminara.

No segundo semestre de 1945 os chineses já possuiam uma unidade formada por Thunderbolts, o 11º Grupo de Caça composto por três esquadrões.

A ajuda americana se intensificou em oposição ao fortalecimento das forças comunistas lideradas por Mao Tsé Tung, porém, em 1950, o governo nacionalista abandonou o continente e baseou-se na ilha de Taiwan, então chamada de Formosa.

Em 1954, os nacionalistas dispunham de pelo menos dois grupos de caça. Em 1959 todos os F-47 haviam sido substituídos por jatos.

A China Continental, agora comunista voou pelo menos um Thunderbolt modelo D que encontra-se exposto no Museu da Universidade de Beijing.


RESUMO DOS OPERADORES NA EUROPA & ÁSIA

País / Nome da Força Aérea Modelo Quant. Período
China Comunista /
Chung-Kuo Shen Min Taie-Fang-Tsun Pu-Tai
D 1 1945 - ?
China Nacionalista (Taiwan) / Chung-kuo Kung Chuan D / N 100 / n/d 1945 - 59 /
1945 - 53
Iugoslávia /
Jugolosvensko Ratno Vazduhoplorstvo(JRV) *
D 150 1952 - 61
Irã / Nirou Havai Shahanshahiye Iran * D 60 1948 - 59
Itália / Aeronautica Militare Italiana (AMI) D-25 160 1950 - 54
Portugal / Força Aérea Portuguesa D 50 1952 - 56
Turquia / Turk Hava Kuvvetleri (THK) D 180 1948 - 54

* As Forças Aéreas de Irã e Iugoslávia alteraram seus nomes posterior a época em que os F-47 foram utilizados.

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