Modelo | Bf-109 G-6 |
Fabricante | Messerschmitt AG (atualmente Deutsche Aerospace AG -DASA) |
País de Origem | Alemanha |
Motor | Um Daimler Benz DB-605AM V-12 invertido em linha com 1.800 hp* refrigerado a
água *utilizando injeção água/methanol |
Envergadura | 9,92 m |
Comprimento | 9,04 m |
Altura | 2,59 m |
Peso (vazio) | 2.676 kg |
Peso (máximo) | 3.402 kg |
Velocidade (máxima) | 623 km/h |
Teto (operacional) | 11.735 m |
Razão de Subida | 914 m / min. |
Alcance | 724 km |
Armamento | Um canhão MG 108 de 30 mm no cubo da hélice e duas metralhadoras
MG 131 no nariz acima do motor. Em cada asa, um canhão MG 151/20 de 20 mm |
Quantidade | 31.898 (todas versões) |
Em 1933, Willy Messerschmitt e sua fábrica, a BFW (Bayerische Flugzeugwerke) passavam por sérias dificuldades financeiras e a saída encontrada foi um contrato para fornecimento de aviões de transporte para a Romênia. A crise foi amenizada graças àquelas vendas, porém, outra surgiu, dessa vez com o próprio governo que não viu com bons olhos o negócio. Messerschmitt alegou que tentara contratos dentro da Alemanha, que naquela época acabara de se tornar nazista, mas nada conseguira e por isso tentou a alternativa estrangeira. O RLM (Reichsluftfahrtministerium - Ministério da Aviação do Terceiro Reich) sentiu-se na obrigação de fazer algo para ajudar a BFW. Isso foi feito através de uma concorrência entre aquela fábrica e a Heinkel, Arado e Fock Wulf para desenvolvimento de um caça. Uma vez que a BFW não possuia experiência naquele tipo de aeronave, entrou desacreditada.
Em setembro de 1935, Willy Messerschmitt e sua equipe apresentaram o Bf 109 V1 (Me 109 também é uma designação válida). A motorização seria feita com um Junkers Jumo 210A mas como ainda não estava disponível na época importou-se da Inglaterra um Rolls-Royce Kestrel VI de 695 hp. O Bf 109 mostrou-se superior na disputa direta com seus rivais, Ar 80 V1 (Arado), Fw 159 V1 (Fock Wulf) e He 112 V1 (Heinkel) e consguiu um contrato para desenvolvimento de dez protótipos assim como a Heinkel. Em 1936 três Bf 109 voaram para avaliação, agora equipados com o motor da Junkers. Eram o V2, V3 e V4 com os registros D-IUDE, D-IHNY e D-IOQY respectivamente.
Em 1937, finalizados os testes, o Bf 109 entrou em produção. Ainda teve tempo de ser utilizado na Guerra Civil Espanhola (1936 - 39) na Legião Condor, força aérea enviada por Hitler para auxiliar o General Franco a tomar o poder. A experiência obtida durante a Guerra Civil, que se encerrou as vésperas da Segunda Guerra, foi fundamental para o caça alemão.
O modelo "G" ou "Gustav" como era chamado pelos pilotos da Luftwaffe, foi o mais produzido dentre os 109 e suas versões foram do G-1 ao G-16 incluindo diversas sub-variantes. O principal modelo "G" foi o G-6 que recebeu mudanças para operar em diversas tipos de missões, como caça (G-6/R1), destruidor de bombardeiros (G-6/R2, equipado com dois lança-foguetes WGr 210 "Dodel") ou caça noturno (G-6/U4N, equipado com um radar).
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