Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


Os Rivais

Messerschmitt Bf 109G-6

Ficha

Modelo Bf-109 G-6
Fabricante Messerschmitt AG (atualmente Deutsche Aerospace AG -DASA)
País de Origem Alemanha
Motor Um Daimler Benz DB-605AM V-12 invertido em linha com 1.800 hp* refrigerado a água
*utilizando injeção água/methanol
Envergadura 9,92 m
Comprimento 9,04 m
Altura 2,59 m
Peso (vazio) 2.676 kg
Peso (máximo) 3.402 kg
Velocidade (máxima) 623 km/h
Teto (operacional) 11.735 m
Razão de Subida 914 m / min.
Alcance 724 km
Armamento Um canhão MG 108 de 30 mm no cubo da hélice e duas metralhadoras MG 131 no nariz acima do motor.
Em cada asa, um canhão MG 151/20 de 20 mm
Quantidade 31.898 (todas versões)

Os Rivais do P-47


História

Em 1933, Willy Messerschmitt e sua fábrica, a BFW (Bayerische Flugzeugwerke) passavam por sérias dificuldades financeiras e a saída encontrada foi um contrato para fornecimento de aviões de transporte para a Romênia. A crise foi amenizada graças àquelas vendas, porém, outra surgiu, dessa vez com o próprio governo que não viu com bons olhos o negócio. Messerschmitt alegou que tentara contratos dentro da Alemanha, que naquela época acabara de se tornar nazista, mas nada conseguira e por isso tentou a alternativa estrangeira. O RLM (Reichsluftfahrtministerium - Ministério da Aviação do Terceiro Reich) sentiu-se na obrigação de fazer algo para ajudar a BFW. Isso foi feito através de uma concorrência entre aquela fábrica e a Heinkel, Arado e Fock Wulf para desenvolvimento de um caça. Uma vez que a BFW não possuia experiência naquele tipo de aeronave, entrou desacreditada.

Em setembro de 1935, Willy Messerschmitt e sua equipe apresentaram o Bf 109 V1 (Me 109 também é uma designação válida). A motorização seria feita com um Junkers Jumo 210A mas como ainda não estava disponível na época importou-se da Inglaterra um Rolls-Royce Kestrel VI de 695 hp. O Bf 109 mostrou-se superior na disputa direta com seus rivais, Ar 80 V1 (Arado), Fw 159 V1 (Fock Wulf) e He 112 V1 (Heinkel) e consguiu um contrato para desenvolvimento de dez protótipos assim como a Heinkel. Em 1936 três Bf 109 voaram para avaliação, agora equipados com o motor da Junkers. Eram o V2, V3 e V4 com os registros D-IUDE, D-IHNY e D-IOQY respectivamente.

Em 1937, finalizados os testes, o Bf 109 entrou em produção. Ainda teve tempo de ser utilizado na Guerra Civil Espanhola (1936 - 39) na Legião Condor, força aérea enviada por Hitler para auxiliar o General Franco a tomar o poder. A experiência obtida durante a Guerra Civil, que se encerrou as vésperas da Segunda Guerra, foi fundamental para o caça alemão.

O modelo "G" ou "Gustav" como era chamado pelos pilotos da Luftwaffe, foi o mais produzido dentre os 109 e suas versões foram do G-1 ao G-16 incluindo diversas sub-variantes. O principal modelo "G" foi o G-6 que recebeu mudanças para operar em diversas tipos de missões, como caça (G-6/R1), destruidor de bombardeiros (G-6/R2, equipado com dois lança-foguetes WGr 210 "Dodel") ou caça noturno (G-6/U4N, equipado com um radar).

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Foto do Messerschmitt Bf-109G-6

Gráficos comparativos [ Velocidade Máx. | Teto operacional | Razão de subida | Alcance | Resumo ]


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