Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


P-47 na Europa

Parte III: P-47, O Novo Caça

Primeiras impressões

Desde seu primeiro vôo, ainda como XP-47B, em maio de 1941, o Thunderbolt vinha cercado de muitas expectativas. Primeiro em razão do tamanho demasiado grande, incomum para um caça da época. Em seguida, pelo fato de ter sido pensado em função do motor Double Wasp R-2800, que produzia potência suficiente para equipar até aviões de transporte pesado.

Durante os testes em território americano, comprovou-se duas qualidades do projeto: era muito veloz, aliás, perigosamente veloz criando problemas de compressibilidade que demoraram alguns meses para serem resolvidos, e, parecia ser muito resistente.

Outras Partes do
P-47 no Europa

Corrigindo erros

No início de 1943, as necessidades da força aérea aliada haviam se modificado, caças que garantissem a superioridade nos céus britânicos já existiam e podiam, inclusive, fazer incursões até partes do território francês ocupado. A grande necessidade era o de um avião que pudesse acompanhar os bombardeiros até o interior do território alemão.

Em 20 de dezembro de 1942, esquadrões do 4th, 56th e 78th FG (fighter group - grupo de caça) começaram a ser equipados com o P-47C. A USAAF já sabia que o Thunderbolt não havia nascido para ser um interceptador, pois apresentava razão de subida lenta demais para aquela função. Também não possuia grande manobrabilidade em baixa/média altitude apesar de ser considerado pelos pilotos um avião fácil de pilotar.

Por ser rápido e resistente, o P-47 parecia ser ideal para missões de escolta não fosse um problema, seu motor consumia muito resultando em baixa autonomia.


Vôos longos

Os primeiros P-47C-1-RE contavam apenas com combustível de seus dois tanques internos, que, somados, totalizavam 1.155 l. Isso lhe permitia ter um alcance de 1.030 km. Os P-47C-2-RE já vinham com previsão para um tanque ventral de 757 l que somados aos tanques internos aumentava o alcance do Thunderbolt para 2.012 km (melhoria de 95%). Na prática porém, o tanque não conseguia alimentar o motor com todo seu conteúdo pois ele não era pressurizado e, quando voava a altitudes abaixo dos 6.100 m (20.000 pés) ele apresentava problemas.

Só quando foram instalados os tanques P-39 de metal (um em cada asa) com capacidade para 284 l (75 galões) e pressurizados é que os P-47 tiveram capacidade para escoltar bombardeiros até o território holandês, cerca de 450 km dentro do território europeu. Como o envio desses tanques em grandes quantidades dos EUA para a Inglaterra inicialmente provou ser complicado, um novo modelo baseado no P-39 mas com capacidade para 409 l (108 galões) foi produzido pela indústria britânica Bowater-Lloyd. Esse novo tanque ampliou o raio de ação do Thunderbolt para mais de 500 km e permitiu que as missões chegassem ao início do território alemão

As primeiras missões com tanque extra começaram em 28 de julho, quando 128 P-47 escoltaram bombardeiros até a fronteira da Holanda com Alemanha. Durante a missão, oito caças inimigos foram destruidos contra apenas um P-47 perdido.

Matérias relacionadas

evolução do alcance do Thunderbolt sobre a Europa

padrões de pintura do Thunderbolt na Europa


suporte | política de privadidade | direitos de reprodução | contato
Copyright © 2003 Sentando a Pua! | projeto por monolitho