Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


Os Modelos

Regras para Designação de Aeronaves da USAAF

Em 7 de dezembro de 1941, quando os EUA foram atacados em Pearl Harbor pelos japoneses, a aviação militar americana estava organizada em:

  • USAAC (United States Army Air Corp - Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos) e,
  • NAS (Naval Air Service - Serviço Aéreo Naval)
    responsável pela aviação do USMC (United States Marine Corps - Fuzileiros Navais) e o CGAS (Coast Guard Air Service - Serviço Aéreo da Guarda Costeira)
História dos Modelos

Em 2 de março de 1942 o USAAC é extinto e no seu lugar surge a USAAF (United States Army Air Force - Força Aérea do Exército dos Estados Unidos) que duraria até 1947 quando então receberia a designação definitiva de USAF (United States Air Force - Força Aérea dos Estados Unidos).

Até então, o sistema utilizado pela aviação do exército era o de 1919, revisado em 1924 e que definia uma a três letras como código para cada tipo de aeronave, uma sequência numérica variando pelo tipo, uma letra para variante, um número de bloco e o código do fabricante.

Tabela Demonstrativa de Designação - USAAF

1 2 3 4 5 6
Republic P 47 D 25 RE
  1. fabricante da aeronave - Republic
  2. código para tipo de aeronave - P (pursuit, caça)
  3. sequência numérica do tipo - 47 (47º caça)
  4. letra para variante - D (4ª versão)
  5. número de bloco - 25
  6. código do fabricante - RE (Republic, Farmingdale)


Tabela de Prefixos - USAAF

prefixo descrição período prefixo descrição período
A ataque 1926 - 47 GT planador 1942 - 47
A alvo aéreo 1940 - 41 HB bombardeiro pesado 1925 - 27
AG planador de assalto 1942 - 44 JB bomba a jato 1943 - 47
AT treinador avançado 1925 - 47 L ligação 1942 - 62
B bombardeiro 1925 - atual LB bombardeiro leve 1925 - 32
BC combate básico 1936 - 40 O observação 1924 - 42
BG bomba planadora 1942 - 44 OA anfíbio de observação 1925 - 47
BLR bombardeiro longo alcance 1935 - 36 OQ alvo 1942 - 47
BQ bomba guiada 1942 - 45 P caça 1925 - 47
BT treinador básico 1930 - 47 PB caça biplace 1935 - 41
C transporte 1925 - atual PG planador com motor 1943 - 47
CG planador de transporte 1941 - 47 PQ alvo tripulado 1942 - 47
F fotográfico 1930 - 47 PT treinador básico 1925 - 47
FG planador transp. comb. 1944 - 47 R helicóptero 1941 - 47
FM caça multiposto 1936 - 41 S supersônico pesquisa 1946 - 47
G giroplano 1935 - 39 TG planador treinamento 1941 - 47
GB bomba planadora 1942 - 47


X e Y

Existiram ainda duas classes especiais de aeronaves: os protótipos ou experimentais, que recebiam a letra X e as de testes temporário ou pré-série, que recebiam a letra Y.

Em ambos os casos, a letra extra desaparecia caso a aeronave entrasse em produção. Foi o que aconteceu com o XP-47B, que se tornou P-47B e o YP-47N, que virou P-47N. Em compensação, o XP-47J jamais perdeu o X por nunca ter passado da fase de modelo de testes.



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