Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


Análise do projeto do Thunderbolt P-47

por Nicholas Mastrangelo
Chefe do Dept. de Publicações Técnicas, Republic Aviation Corp.
texto original em AvHistory Home Page
Reproduzido do original publicado na edição janeiro-1945 da Industrial Aviation
Sob permissão de Randy Wilson, todos direitos reservados ©

Parte VI - Trem de pouso

O trem de pouso principal desse avião é do tipo cantilever, controlado hidraulicamente, consistindo de unidades de conjuntos de amortecedores a base de ar/óleo independentes na esquerda e direita e rodas de magnésio de alto impacto com aro central raiado.

Antes do trem de pouso iniciar seu ciclo de retração, uma certa pressão hidráulica é empregada para retirar a trava de aço do encaixe do braço da suspensão; uma válvula sequencial de operação mecânica é então aberta para deixar entrar a pressão para o cilindro de retração do trem de pouso.

Durante a retração, o pistão do amortecedor é encaixado no fundo, de modo que, ao completar o ciclo de retração o trem de pouso se encaixará num porão 9" mais curto que o necessário caso fosse usado o sistema convencional. O encurtamento é realizado pela "geometria" do mecanismo o qual emprega um suporte ou haste retrátil; uma extremidade desta haste é fixada ao amortecedor e a outra gira em torno de um eixo atrás e abaixo do eixo do trem de pouso. Geometricamente, o amortecedor e a haste retrátil podem ser consideradas como elementos radiais de raios diferentes terminando na parte mais baixa da carcaça do amortecedor e do amortecedor respectivamente. Os raios (trem de pouso e os eixos do braço do amortecedor) são espaçados de forma que a diferença na posição de aproximadamente 0° (trem de pouso abaixado) fica em quase zero e a diferença na posição de aproximadamente – 90° (trem de pouso recolhido) é de cerca de 9".

Outras partes do artigo


Assim que o pistão se encurta, o ar na câmara de ar-óleo do amortecedor é deslocado pelo óleo e transferido para uma câmara de ar auxiliar acima da câmara de ar-óleo no amortecedor. Uma válvula de ar movida por uma haste que segue a trilha de um came acima do amortecedor abre a câmara auxiliar.


suporte | política de privadidade | direitos de reprodução | contato
Copyright © 2003 Sentando a Pua! | projeto por monolitho