Com o final da guerra e consequente derrota nazista, o mapa geo-político sofreu enormes mudanças com o surgimento de duas novas forças antagônicas outrora aliadas no combate ao nazismo, os EUA representando o sistema capitalista e a URSS como maior expoente do comunismo.
Um novo jogo no tabuleiro de xadrez da política mundial se desenhava com os paises da Europa Oriental se tornando parte da esfera de influêcia soviética e a América Latina e Europa Ocidental sob a influência americana.
Os EUA decidiram por re-equipar as forças armadas de seus aliados através de programas bilaterais onde haveria fornecimento facilitado de material visando reforçar o poderio militar do bloco pró-Estados Unidos.
Na América Latina, o primeiro programa a surgir foi o tradicional leasing. Em 1946 veio o American Republics Project (ARP) logo seguido pelo Mutual Defense Assistance Program (MDAP) e Military Assistance Program (MAP) respectivamente.
Todos os programas de assistência foram frutos de dois tratados:
Ao contrário do que possa se pensar, o Thunderbolt foi largamente usado nas Forças Aéreas latino americanas por poucos anos. A longevidade se deveu mais ao fato de que alguns poucos F-47 continuaram servindo, normalmente como treinador, durante longos períodos, resultando no mito do "longevo warbird".
Já em 1952 o alto escalão da USAF questionava a continuação do fornecimento de Thunderbolts aos aliados latino americanos uma vez que o estoque de peças para reposição estava perigosamente baixo forçando o provisionamento de 311 F-47 (dos quais pelo meno 194 para a América Latina) para tal função.
Em 1955, os países clientes do MDAP começaram o inevitável processo de substituição dos veteranos Thunderbolts por jatos Lockheed T-33A e/ou F-80C e, em alguns poucos casos, North American F-86 Sabre.
Pode se afirmar que 1957 foi o ano final das atividades em larga escala do Thunderbolt nas forças aéreas da América Latina. Após isso, só exemplares remanescentes permaneceram na função primordial de treinador.
Oficialmente, o último Thunderbolt em atividade numa Força Aérea pertenceu ao Peru e foi desativado em 1969.
País / Nome da Força Aérea | Modelo | Quant. | Período |
Bolívia / Fuerza Aérea Boliviana (FAB) (a) | TP-47D-2-RE | 1 | 1949 - 73 |
Chile / Fuerza Aérea de Chile (FACH) | D-30,35 e 40 | 29 | 1946 - 58 |
Cuba / Fuerza Aérea Ejército de Cuba (FAEC) (b) | D-30/35-RA | 29 | 1953 - 59 |
Colômbia / Fuerza Aérea Colombiana (FAC) | D | 27 | 1949 - 54 |
Equador / Fuerza Aérea Ecuatoriana (FAE) | D | 12 | 1949 - 53 |
Guatemala | N | 1 | 1954 - 55 |
Nicarágua / Fuerza Aérea de Nicaragua (FAN) (b) | N | 8 | 1954 - 63 |
Peru / Fuerza Aérea del Perú (FAP) | F-47D / TF-47D | 46 / 12 | 1952 - 69 |
Porto Rico / Puerto Rico National Guard (PRNG) (c) | D-30-RA / N-5-RE | 23 / 1 | 1947 - 54 |
República Dominicana / Aviación Militar Dominicana (AMD) | D-28-RE | 25 | 1952 - 58 |
Venezuela / Fuerza Aérea Venezolana (FAV) | D | 28 | 1947 - 55 |
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