Dentre os muitos recordes alcançados pelo Thunderbolt, existe um pouco conhecido - foi o caça americano produzido em maior quantidade durante a Segunda Guerra. 15.671 unidades foram entregues a seis Forças Aéreas (Brasil, EUA, França Livre, Grã-Bretanha, México e URSS).
Na verdade, 15.683 unidades foram produzidas mas algumas acabaram retiradas das linhas de montagem com a missão de serem plataformas de teste para novos modelos. Além do primeiro protótipo do Thunderbolt, XP-47B (nº de série 40-3051), existiram o XP-47E (nº de série 41-6065), XP-47F (nº de série 41-5938), XP-47H (nº de série 42-23297/23298), XP-47J (nº de série 43-46952 e único a não derivar de nenhum outro P-47), XP-47K (nº de série 42-8702) e XP-47L (nº de série 42-76614) totalizando sete unidades de modelos experimentais e um pré-série.
Existiram ainda as quatro últimas células de P-47D-27-RE (nº de série 42-27385/27388) que foram usadas como aeronaves de teste para os futuros P-47M e N.
Essa grande quantidade criou um número igualmente alto de modelos e variantes, algumas que jamais passaram de protótipos como o XP-47H e outras, como o modelo D, de onde derivaram nada menos que 20 variantes.
Os modelos de P-47 podem ser divididos em dois segmentos:
a) os que efetivamente entraram em linha de produção e,
b) os que foram usados para testes mas não entraram em produção.
Esses modelos carregam sempre a letra X na frente para identificá-los como
experimental.
Importante mencionar que alguns P-47 de série chegaram a usar o "X" na frente (como o XP-47B) ou "Y" (como o YP-47N) quando estavam em fase de testes, mas perderam assim que passaram à linha de produção.
Modelo | Característica | P-47B | Primeiro modelo de série, não foi enviado ao front permanecendo nos EUA para testes. A partir de 1944 recebeu a designação de RP-47B sendo o R de "restricted" (restrito) não podendo ser usado em combate. |
P-47C | Primeiro modelo de série a ir para o front. |
P-47D | Modelo mais produzido, chegou a 80% do total de todos os P-47. A variante D-25-RE foi a primeira a usar a capota tipo bolha e a D-30-RA foi a mais produzida. |
P-47M | O mais veloz entre todos os Thunderbolts, apenas 130 foram produzidos. Operou apenas na Europa sendo empregado no combate aos caças a jato e bombas-foguete V-1 |
P-47N | O Thunderbolt com maior alcance, desenvolvido especialmente para ser usado no Pacífico, operou no final da guerra baseado na ilha de Le Shima. |
Modelo | Objetivo |
XP-47B | Protótipo do P-47B. Seu desempenho era inferior ao P-47B. |
XP-47E | Versão pressurizada que contava também com capota da cabine articulada para cima. |
XP-47F | Protótipo usado para testar um novo modelo de asa. |
XP-47H | Modelo para avaliação do novo motor Chrysler XIV-2220-1 de dezeseis cilindros. |
XP-47J | P-47 construído para explorar ao máximo os conceitos de aerodinâmica. |
XP-47K | P-47D-5-RE usado para testar capota tipo bolha que acabou sendo adotada do D-25-RE em diante. |
XP-47L | P-47D-20-RE com capacidade dos tanques de combustível internos aumentada de 1.155 l para 1.401 l |
Matérias relacionadas