Modelo | G |
Nº de Variantes | 5 |
Motor | Um Pratt & Whitney R-2800-21 Double Wasp radial a pistão de dezoito cilindros e 2.000hp Um Pratt & Whitney R-2800-59 Double Wasp radial a pistão de dezoito cilindros e 2.300hp |
Nº de Série / versão |
42-24920/24939 / G-CU 42-24940/24979 / G-1-CU 42-24980/25039 / G-5-CU 42-25040/25119 / G-10-CU 42-25120/25273 / G-15-CU |
Entrega (Início) | Dezembro de 1942 |
Entrega (Fim) | Março de 1944 |
Quantidade | 354 |
Operadores | EUA - USAAF (US Army Air Force) |
Desde o fracasso do projeto XP-46, visando a substituição do P-40, a Curtiss tentava a todo custo apresentar um avião capaz de impressionar o USAAC. Em outubro de 1940 apareceu a chance com a encomenda de dois protótipos de um XP-46 com modificações na motorização, asas de fluxo laminar e mais armamento. O avião passou a ser chamado de XP-53. Em novembro do mesmo ano, o USAAC fez novas exigências e o segundo XP-53 passou a receber outro motor, um Rolls-Royce Merlin. A partir daí surgia o projeto XP-60 que voou pela primeira vez em 18 de setembro de 1941.
Infelizmente para a Curtiss, o projeto resultou em novo fracasso, e o pior, durou quatro anos até que a própria empresa admitisse que a aeronave era inviável.
Durante esse tempo a demanda pelos P-47 foi crescendo até ser oferecido um contrato para a Curtiss-Wright produzir o modelo "D" em sua fábrica em Buffalo, Nova Iorque. Eles foram denominados "G" mas eram os mesmos "D" que saiam das fábricas da Republic. Embora idênticos, estavam sempre uma versão atrás dos da Republic Aviation e, logo, resolveu-se colocá-los em missão de treinamento em território americano. Foram produzidas 354 unidades sendo que as vinte primeiras eram referentes ao modelo "C" e as demais ao modelo "D". Todos os "G" possuiam cabine tipo "razorback" e dois deles ainda chegaram a ser convertidos para versão biplace, designada TP-47G.
Curtiss | qtd. | Republic |
G-CU | 20 | C-1-RE |
G-1-CU | 40 | n/d |
G-5-CU | 60 | D-1-RE |
G-10-CU | 80 | D-10-RE |
G-15-CU | 154 | n/d |
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