O Thunderbolt fotografado no ensaio é um P-47D-40-RA, nº de série 45-49151 que foi entregue à FAB (Força Aérea Brasileira) em 13 de agosto de 1953. Em 30 de outubro do mesmo ano foi repassado ao 2º/5º GAv na Base Aérea de Natal (BANT), Rio Grande do Norte .
Em 23 de janeiro de 1957 foi transferido para o PAMA-SP (Parque de Material da Aeronáutica de São Paulo). Chegou a servir na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), Ceará entre 11 de julho de 1957 até fins de 1958 quando retornou ao PAMA-SP.
Seguiu para o CTA (Centro Tecnológico da Aeronáutica) para ser usado em instrução de solo. Em 18 de setembro de 1967 foi definitivamente aposentado e levado para estoque.
No MUSAL (Museu Aeroespacial) no Rio de Janeiro, onde encontra-se exposto, foi restaurado com a pintura usada pelo B4, um P-47D-25-RE da esquadrilha amarela do 1º Grupo de Caça pilotado pelo Ten. Dornelles e abatido em 26 de abril de 1945 sobre os céus da Itália no que seria a sua 90ª missão.
Uma curiosidade a respeito do P-47 fotografado é que trata-se do único exemplar de Thunderbolt em condições de vôo em poder de uma Força Aérea fazendo parte do restrito grupo de P-47 ainda operacionais ao redor do mundo. Grupo este que conta com não mais do que aproximadamente quinze aviões.
Agradecimentos à direção do Museu Aeroespacial da Força Aérea Brasileira (FAB), em especial a Ivan Roberto, Marco Sarube e o sub-oficial Jolbert responsável pela equipe de manutenção do "Jug".
A equipe
Rio de Janeiro, março de 2004