Em 7 de dezembro de 1941, quando os EUA foram atacados em Pearl Harbor pelos japoneses, a aviação militar americana estava organizada em:
Em 2 de março de 1942 o USAAC é extinto e no seu lugar surge a USAAF (United States Army Air Force - Força Aérea do Exército dos Estados Unidos) que duraria até 1947 quando então receberia a designação definitiva de USAF (United States Air Force - Força Aérea dos Estados Unidos).
Até então, o sistema utilizado pela aviação do exército era o de 1919, revisado em 1924 e que definia uma a três letras como código para cada tipo de aeronave, uma sequência numérica variando pelo tipo, uma letra para variante, um número de bloco e o código do fabricante.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
Republic | P | 47 | D | 25 | RE |
prefixo | descrição | período | prefixo | descrição | período | |
A | ataque | 1926 - 47 | GT | planador | 1942 - 47 | |
A | alvo aéreo | 1940 - 41 | HB | bombardeiro pesado | 1925 - 27 | |
AG | planador de assalto | 1942 - 44 | JB | bomba a jato | 1943 - 47 | |
AT | treinador avançado | 1925 - 47 | L | ligação | 1942 - 62 | |
B | bombardeiro | 1925 - atual | LB | bombardeiro leve | 1925 - 32 | |
BC | combate básico | 1936 - 40 | O | observação | 1924 - 42 | |
BG | bomba planadora | 1942 - 44 | OA | anfíbio de observação | 1925 - 47 | |
BLR | bombardeiro longo alcance | 1935 - 36 | OQ | alvo | 1942 - 47 | |
BQ | bomba guiada | 1942 - 45 | P | caça | 1925 - 47 | |
BT | treinador básico | 1930 - 47 | PB | caça biplace | 1935 - 41 | |
C | transporte | 1925 - atual | PG | planador com motor | 1943 - 47 | |
CG | planador de transporte | 1941 - 47 | PQ | alvo tripulado | 1942 - 47 | |
F | fotográfico | 1930 - 47 | PT | treinador básico | 1925 - 47 | |
FG | planador transp. comb. | 1944 - 47 | R | helicóptero | 1941 - 47 | |
FM | caça multiposto | 1936 - 41 | S | supersônico pesquisa | 1946 - 47 | |
G | giroplano | 1935 - 39 | TG | planador treinamento | 1941 - 47 | |
GB | bomba planadora | 1942 - 47 |
Existiram ainda duas classes especiais de aeronaves: os protótipos ou experimentais, que recebiam a letra X e as de testes temporário ou pré-série, que recebiam a letra Y.
Em ambos os casos, a letra extra desaparecia caso a aeronave entrasse em produção. Foi o que aconteceu com o XP-47B, que se tornou P-47B e o YP-47N, que virou P-47N. Em compensação, o XP-47J jamais perdeu o X por nunca ter passado da fase de modelo de testes.