Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


P-47 no Pacífico

Parte II: Balanço do Poder
as forças militares (1941 - 1943)

Japão

Em 1941, toda a máquina militar japonesa era baseada em seu poderio aero-naval em razão do Japão ser um arquipélago.

Já em 1919 a Marinha Imperial Japonesa lançava ao mar o primeiro navio projetado para ser porta-aviões, o Hosho, que viria a ser comissionado em 1923. Nesse mesmo ano foi disponibilizado o primeiro avião embarcado, o torpedeiro Mitsubishi B1M com alcance de 230 milhas.

Em dezembro de 1941, as vesperas de iniciar a guerra contra os EUA, os japoneses dispunham de três vantagens:

Outras Partes do
P-47 no Pacífico

  1. Equipamento
    Possuia porta-aviões com convés de vôo blindado como o dos ingleses. Apesar de menor espaço interno o navio ficava menos vulnerável a bombardeios. Também dispunham de aeronaves mais modernas, sendo o Mitsubishi A6M Zero o melhor exemplo.
  2. Pessoal
    Tanto o Japão quanto os EUA contavam com pilotos extramamente bem treinados, porém, os japoneses tinham grande experiência adquirida em combate na Guerra Sino-Japonesa.
  3. Estratégia
    Além de ter tomado a iniciativa do ataque, o plano foi muito bem elaborado e executado surpreendendo os americanos que esperavam que o primeiro movimento viesse apenas nas Filipinas.

EUA

A base de sua força aero-naval foi montada no período de 1921 a 1933. Entre 1922 e 29 a Marinha Americana possuía três porta-aviões sendo dois convertidos.

Ao contrário de alguns comandantes japoneses, os americanos pensavam que porta-aviões deveriam ser empregados apenas contra outros porta-aviões.

Se do ponto de vista estratégico a política externa americana relutou em acompanhar mais de perto o expansionismo Imperial Japonês, olhando pelo lado técnico o desenvolvimento de novas aeronaves embercadas também não andava bem, pois havia um paradigma que dizia que um avião baseado em porta-aviões não conseguia se equiparar em desempenho a um baseado em terra. Infelizmente para os EUA os japoneses suplantaram esse paradigma.


Revertendo a vantagem japonesa (1942 - 1943)

As tabelas abaixo mostram o resultado de dois fatores:

  1. o enorme poderio industrial americano capaz de recompor as perdas inicias e,
  2. falhas na estratégia japonesa resultando em perdas irreparáveis.

Produção de aviões de combate (1941 - 43)

ano EUA cresc. % Japão cresc. % EUA - Japão
1941 19.433 - 5.088 - 14.355
1942 49.445 154,44 8.861 74,15 40.584
1943 92.196 86,46 16.693 88,39 75.503

* A produção americana era dividida entre as duas frentes: Europa e Pacífico


Perdas de aeronaves Japão x EUA (Principais batalhas - 1942)

batalha data EUA Japão razão
Coral Sea 4 - 8 de maio 39 61 1:1,56
Midway 4 de junho 174 332 1:1,91
Ilhas Salomão 24 de agosto 20 90 1:4,50
Santa Cruz 26 de outubro 80 380 1:4,75

Matérias relacionadas

mapa do Pacífico (1941 - 45)

força aero-naval japonesa e americana (1941)

principais aeronaves de combate japonesas e americanas (1941 - 1945)


suporte | política de privadidade | direitos de reprodução | contato
Copyright © 2003 Sentando a Pua! | projeto por monolitho