Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


Republic P-43 Lancer

Ficha Técnica & História

por Joseph F. Baugher
texto original em Republic P-43 Lancer

Ficha

Fabricante Republic Aviation Corporation
Motor Um Pratt & Whitney R-1830-47 radial de 1.200 hp
Envergadura 11,00 m
Comprimento 8,68 m
Altura 4,27 m
Peso (vazio) 2.565 kg
Peso (máximo) 3.599 kg
Velocidade (máxima) 562 km/h a 7.620 m (25.000 pés)
Teto (operacional) 11.582 m
Alcance 1.287 km (normal)
Armamento Duas metralhadoras de 12,7 mm e duas de 7,62 mm
Quantidade 261
Operadores EUA, China e Austrália

Imagem do Republic P-43 Lancer

Outras partes da
história do P-43


História

O Republic P-43 Lancer foi o resultado do desenvovimento gradual do Seversky P-35. Pode ser considerado como um "estágio intermediário" entre o P-35 e o P-47.

Durante 1938, a Seversky Aircraft Corporation iniciou o trabalho de desenvolvimento de duas variantes do P-35. Uma era o AP-2, uma conversão de uma célula de P-35 existente com um motor Pratt & Whitney R-1830-19 radial contendo um turbo superalimentador de média altitude. O outro era o AP-4, com um motor similar mas com o turbo superalimentador montado na parte traseira da fuselagem atrás da cabine. As fuselagens do AP-2 e AP-4 eram praticamente idênticas e âmbas possuiam trens de pouso que se recolhiam para trás.

O AP-2 foi entregue ao USAAC como XP-41. Foi bem sucedido como chamariz de pedidos. Inicialmente, o AP-4 apresentava um motor carenado com instalação apertada e spinner desproporcionalmente grande para tentar reduzir o arrasto aerodinâmico. Entretanto, esse sistema causou problemas de refrigeração e uma cobertura radial de motor mais ortodoxa foi adotada no início do projeto. No início, o AP-4 parecia bastante com seu predecessor, o P-35 - cabine bem acentuada e uma grande área de visibilidade atrás do piloto.

O primeiro YP-43 foi entregue ao Exército Americano em setembro de 1940. Por essa época, o Major de Seversky havia sido destituído da presidência da Seversky e sua companhia tinha mudado o nome para Republic Aviation Corporation. O último YP-43 foi entregue em abril de 1941 tendo sido batizado de "Lancer". A velocidade máxima era de 562 km/h (349 mph) a 7.620 m (25.000 pés). A razão de subida inicial era de 869 m (2.850 pés) por minuto. O teto de serviço era de 11.582 m (38.000 pés) e o alcance era 1.287 km (800 milhas). A envergadura era de 11 m (36 pés), comprimento de 8,50 m (27 pés e 11 pol.), altura de 4,27 m (14 pés) e área da asa equivalente a 20,72 m². Pesava 2.566 kg (5.656 lb) vazio e 3.311 kg (7.300 lb) carregado. Apesar do peso do YP-43 ser excessivo, o turbo superalimentador deu ao novo avião uma vantagem considerável tanto em velocidade quanto em teto operacional em relação ao primeiro P-35.

Entretanto, em 1941, o Lancer já estava oboleto pelos avanços da tecnologia em combate aéreo que ocorriam na Europa. Ele apresentava deficiência em maneabilidade e razão de subida, além de carecer das últimas novidades como blindagem para o piloto e tanques auto-selantes. Consequentemente, o Exército Americano não fez pedidos além dos P-43 de testes previstos no contrato inicial. De fato, em 13 de setembro de 1939, o Exército já havia solicitado oitenta unidades do AP-4J, um avião mais moderno da Republic sob a designação de P-44. De qualquer modo, mesmo o P-44 não estava a altura da tarefa e Alexander Kartveli começou a pensar num sucessor que no final viria a ser o P-47 Thunderbolt. Em 13 de setembro de 1940, todo o trabalho no P-44 foi cancelado em pró do P-47.

Por isso, parecia que o P-43 teria um futuro ainda menos promissor. Entretanto, uma vez que os R-2800 Double Wasp, que eram a motorização dos P-47, não estariam disponíveis por algum tempo, o Exército achou que as linhas de produção da fábrica da Republic em Farmingdale precisavam ser mantidas em atividade nesse meio tempo. Logo, foi feito um pedido para produção do P-43 como medida paliativa.

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