Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


O Projeto


Parte II: Kartveli e a Republic


Abril de 1939

O projeto do AP-4, que havia sido derrotado pelo P-40 da Curtiss, havia causado boa impressão e o USAAC resolveu fazer uma encomenda de treze modelos à nova empresa Republic Aviation. A primeira coisa foi rebatizá-lo de YP-43.
O contrato com o USAAC exigia que a velocidade máxima atingisse pelo menos 565 km/h e deveria ter uma razão de subida de 15.000 pés em seis minutos ou menos. O YP-43 apresentou velocidade de 573 km/h e razão de subida de 15.400 pés em seis minutos, ou seja, um sucesso. Em março de 1940 foi realizado o primeiro vôo com um protótipo sem blindagem e tanques de combustível auto-selante. Mesmo assim a USAAC passava a contar com um caça com desempenho similar aos novos modelos que vinham combatendo na Europa.

Assim como o P-35, o Lancer tinha uma tendêcia a fazer curvas durante o taxiamento no solo. A solução foi elevar a cauda do P-43 em cerca de 30 cm. Com tudo resolvido, foi feita uma encomenda de 272 unidades. Dessas, 108 foram entregues aos chineses para combaterem a Força Imperial Japonesa.

Aproveitando a viagem de entrega à China, os P-43 ficaram com o AVG (American Volunteers Group), também conhecidos como Tigres Voadores, para testes. Naquela época, o caça padrão operado pelos Tigres Voadores era o P-40, ironicamente, o vencedor em 1939 da disputa com o AP-4, projeto que terminou no P-43. Enquanto os P-40 perdiam potência aos 20.000 pés (6.100 m), os Lancer seguiam firmes até 30.000 pés (9.100 m). Em termos de armamento ambos se equivaliam, metralhadora dupla .50 sobre o motor e duas Browning .30 em cada asa. Outro ponto em que os novos Lancer superavam os P-40 era a resistência.

Outras Partes da
História do P-47

Apesar da boa receptividade ao novo avião, o líder dos Tigres Voadores, Coronel Claire Chermaut, resolveu não adotar os P-43, já que eles não possuiam blindagem para o piloto nem tanques auto-selantes. O AVG seguiu com o s P-40 até julho de 1942, quando a unidade foi desativada.

Enquanto o P-43 Lancer não se tornou um sucesso operacional na USAAC nem foi largamente empregado, foi o degrau final para chegar ao caça americano mais produzido na Segunda Guerra, o P-47 Thunderbolt.

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Ficha técnica e história do P-43 Lancer

Imagem do P-43 Lancer


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