Dos modelos que entraram em combate, além dos "C" e "D", também foram criados dois outros modelos especializados:
Ainda em 1943, Alexander Kartveli pensou num sucessor para o P-47. O avião aproveitaria muito do trabalho feito no Thunderbolt otimizando seus pontos fortes. Na verdade, ele seria uma evolução ao invés de um projeto totalmente novo. Recebeu o nome de XP-72 e voou pela primeira vez em 2 de fevereiro de 1944. Novas necessidades estratégicas e o surgimento do motor a jato fizeram com que o projeto XP-72 fosse cancelado.
Terminada a guerra, a aviação militar havia se transformado radicalmente. No lugar dos motores a pistão, agora havia uma nova geração de jatos que alcançavam velocidades próximas a do som (veja quadro abaixo).
País | Fabricante | Modelo | Velocidade Máxima | Mach |
EUA | North American Aviation | F-86 | 1.118 km/h | 0.93 |
EUA | Lockheed Aircraft | F-94C | 941 km/h | 0.78 |
URSS | MIG (Mikoyan-Gurevich) | MIG-15 | 1.015 km/h | 0.85 | URSS | MIG (Mikoyan-Gurevich) | MIG-17 | 1.145 km/h | 0.95 |
Reino Unido | Gloster | Meteor F.8 | 953 km/h | 0.79 |
Os super-caças desenvolvidos na segunda metade da guerra, como os P-51, P-47, Tempest ou até mesmo o ME-262 (já impulsionado por motores a jato) não conseguiam rivalizar em velocidade e alcance com a nova geração. Além disso, apenas dois anos após o fim da guerra, ou seja, 1947, a recém criada USAF conseguiu quebrar a barreira do som com um Bell X-1 (avião experimental) pilotado por Chuck Yaegger.
Tudo indicava que o destino dos caças a pistão era a aposentadoria. Brasil, EUA (nas unidades da Guarda Nacional) e México ainda usaram os P-47 até meados da década de 50. Mas outras nações viram no P-47 uma chance de ter um avião extremamente confiável, testado em combate e a preços bem razoáveis para quem não possuía orçamentos elásticos.
Foi assim que o Thunderbolt passou de excedente de guerra a sucesso em diversas Forças Aéreas da América Latina - das dezeseis nações que operaram o P-47 exclusivamente após a guerra, dez (63%) eram latino-americanas.
O Republic P-47 Thunderbolt, ou simplesmente "Jug", como era conhecido entre os pilotos americanos, foi um avião que nasceu da cabeça de um engenheiro russo, foi aperfeiçoado por outro, teve seu projeto cancelado, foi recriado e desenvolvido para finalmente tornar-se uma lenda na aviação de caça. Ainda hoje, cerca de nove deles realizam vôos de exibição e outros tantos ocupam lugar de honra em museus por todo mundo.