Fabricante | Republic Aviation |
Motor | Um Pratt & Whitney R-4360-13 Wasp Major de vinte e oito cilindros refrigerado a ar e 3.450 hp |
Envergadura | 12,19 m |
Comprimento | 11,15 m |
Altura | 4,88 m |
Peso (vazio) | 5.205 kg |
Peso (máximo) | 7.933 kg |
Velocidade (máxima) | 789 km/h a 7.620 m (25.000 pés) |
Teto (operacional) | 12.802 m |
Alcance | 1.931 km (normal) / 4.056 km (com dois tanques extras de 568 l) |
Armamento | |
Quantidade | 2 (números de série 43-36598 / 36599) |
Operadores | Nenhum |
O Republic XP-72 foi a proposta de Alexander Kartveli à sucessão de seu estrondoso sucesso, o P-47 Thunderbolt. Foi desenvolvido em paralelo com o projeto de caça de escolta XP-69.
O XP-69 era um projeto inteiramente novo cancelado ainda na fase de construção do protótipo. O motor proposto era o Wright R-2160 de 42 cilindros e 2.500 hp radial, enquanto o XP-72 era mais ou menos um esforço na continuação do desenvolvimento do P-47 Thunderbolt. O XP-72 foi o primeiro caça projetado ao redor do gigantesco motor Pratt & Whitney R-4630 Wasp Major de 28 cilindros, o mais potente motor a pistão produzido durante a Segunda Guerra. Ele era close-cowled, refrigerado a ar por meio de ventoinha e impulsionado por um par de hélices de três pás da Aeroproducts girando em sentidos opostos. A asa e a cauda do P-47 foram mantidas mas a fuselagem foi alargada e reforçada. O turbo superalimentador ainda era localizado atrás da cabine assim como no P-47, mas sua entrada de ar foi deslocada da posição no nariz para imediatamente abaixo da cabine. A fuselagem inferior foi modificada de modo a permitir a instalação da entrada de ar maior. O XP-72 recebeu uma capota do tipo bolha, semelhante àquela usada nas últimas séries de P-47D. Foram instalados flapes para evitar os efeitos da compressibilade durante a recuperação. O armamento consistia de seis metralhadoras 12.7 mm nas asas e duas bombas de 454 kg (1.000 lb) carregadas embaixo das asas presas em pilones.
Por ser muito promissor, o XP-72 foi o responsável pelo cancelamento pela USAAF do projeto XP-69. Dois protótipos do XP-72 foram encomendados em 18 de junho de 1943. Os números de série eram 43-36598 e 43-36599. Algumas fontes apontam tais números como sendo 43-6598 e 43-6599 mas isso é um erro já que eles se sobrepõem a um lote pertencente aos P-51 Mustang.
O XP-72 número de série 43-36598 voou pela primeira vez em 2 de fevereiro de 1944. O motor usado era um Pratt & Whitney R-4360-13 Wasp Major de 3.450 hp refrigerado a ar. Já que a entrega por parte da Aeroproducts da hélice de seis pás de contra-rotação estava atrasada, o primeiro XP-72 foi equipado com uma hélice única de quatro pás como solução temporária para evitar atrasos no projeto. Todavia, o desempenho foi ótimo, tendo alcançado uma velocidade máxima de 789 km/h (490 mph) nos vôos de teste. O segundo XP-72 (43-36599) voou pela primeira vez em 26 de junho de 1944. Ele foi equipado com as hélices de contra-rotação da Aeroproducts que finalmente haviam sido entregues. Infelizmente o segundo XP-72 foi destruído na decolagem durante os primeiros vôos de teste.
Apesar da perda do segundo protótipo, a USAAF ficou tão impressionada com o desempenho do XP-72 que fizeram um pedido para produção de 100 P-72. Esses P-72 teriam motor R-4360-19 e a opção de quatro canhões de 37 mm como alternativa as seis metralhadoras de 12,7 mm. Foi previsto que seria ultrapassada a velocidade de 805 km/h (500 mph).
Entretanto, a mudança no curso da guerra criou a necessidade por caças de escolta de longo alcance ao invés de interceptores de alta velocidade e a USAAF rapidamente perdeu interesse no projeto XP-72. O pedido para os 100 P-72 foi cancelado. A chegada dos caças a jato com a promessa de desempenho ainda mais espetacular foi, sem dúvida, outro fator. Acredita-se que o XP-72 (43-36598) restante tenha sido desmontado no Campo Wright na época da rendição japonesa.
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