O USAAC distribuiu uma nova requisição para um interceptador leve e a
Curtiss apresentou rapidamente um desenvolvimento do P-40 batizado de XP-46. A Republic
foi representada pelo projeto XP-47. Os dois projetos foram concebidos com a mesma
filosofia, construir a menor fuselagem possível ao redor do motor Allison V-1710
V-12. A grande diferença entre os dois projetos foi que Kartveli optou por usar
um turbo super-compressor, ao contrário do que fizera antes no projeto do XP-41.
Ambos os projetos fracassaram.
Antes do cancelamento do XP-47, a Republic tentou, paralelamente, criar um novo
avião de combate baseado no motor Pratt & Whitney R-2180. Um P-43 teve a
fuselagem redesenhada para receber o motor, mas como o resultado não foi
satisfatório trocaram o motor pelo R-2600. O modelo produzia 1.600 hp mas
não conseguia trabalhar bem com o turbo super-compressor.
Mais uma vez trocaram o motor, dessa vez pelo R-2800 Double Wasp. Funcionou tão
bem com o P-43 redesenhado que o USAAC fez um pedido de 80 unidades do novo
avião.
Na verdade, o R-2800 Double Wasp é um capítulo a parte na história do Thunderbolt ou de boa parte das aeronaves na Segunda Guerra, pois foi usado tanto pelo pesado cargueiro C-46 até o caça F4U Corsair, tendo sido produzido pela Pratt & Whitney até 1960 - 15 anos após o término da guerra.
Era um motor robusto e versátil com seus 18 cilindros podendo produzir até 2.500 hp. Seu rpm variava entre 2.250 - 2.800 e possuía 2.804 pol³ de volume. Pesava 1.070 kg e, quando sua linha de montagem foi descontinuada, 125.334 unidades em diversas versões haviam sido produzidas por um período de 21 anos.
Retornando ao desenvolvimento do novo avião da Republic, a essa altura já batizado de XP-44, a equipe responsável começou a fazer projeções de velocidade máxima de 647 km/h a 20.000 pés (6.100 m) e razão de subida superior a 1.200 m /min. Tudo parecia ir muito bem a não ser por um problema; como a capacidade de combustível era igual ao do P-43 e desempenho melhorado, o alcance ficou muito reduzido. Para azar da Republic, o USAAC não necesitava de um interceptador leve de curto alcance e o projeto foi cancelado.
Apesar do projeto inicial do XP-47 ter resultado em fracasso, o USAAC fez um novo contrato com a Republic para um avião com novas especificações. Finalmente nascia o XP-47B, que herdaria o motor do XP-44 e toda a experiência do projeto P-43 Lancer.