Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


O Projeto

Parte III: Primeiro o Motor...

Setembro de 1939

O USAAC distribuiu uma nova requisição para um interceptador leve e a Curtiss apresentou rapidamente um desenvolvimento do P-40 batizado de XP-46. A Republic foi representada pelo projeto XP-47. Os dois projetos foram concebidos com a mesma filosofia, construir a menor fuselagem possível ao redor do motor Allison V-1710 V-12. A grande diferença entre os dois projetos foi que Kartveli optou por usar um turbo super-compressor, ao contrário do que fizera antes no projeto do XP-41.
Ambos os projetos fracassaram.

Curtiss XP-46: Ficha técnica e história

a competição entre o XP-41, AP-4 e o XP-40

XP-41 e AP-4

Antes do cancelamento do XP-47, a Republic tentou, paralelamente, criar um novo avião de combate baseado no motor Pratt & Whitney R-2180. Um P-43 teve a fuselagem redesenhada para receber o motor, mas como o resultado não foi satisfatório trocaram o motor pelo R-2600. O modelo produzia 1.600 hp mas não conseguia trabalhar bem com o turbo super-compressor.
Mais uma vez trocaram o motor, dessa vez pelo R-2800 Double Wasp. Funcionou tão bem com o P-43 redesenhado que o USAAC fez um pedido de 80 unidades do novo avião.

Outras Partes da
História do P-47

Na verdade, o R-2800 Double Wasp é um capítulo a parte na história do Thunderbolt ou de boa parte das aeronaves na Segunda Guerra, pois foi usado tanto pelo pesado cargueiro C-46 até o caça F4U Corsair, tendo sido produzido pela Pratt & Whitney até 1960 - 15 anos após o término da guerra.

Era um motor robusto e versátil com seus 18 cilindros podendo produzir até 2.500 hp. Seu rpm variava entre 2.250 - 2.800 e possuía 2.804 pol³ de volume. Pesava 1.070 kg e, quando sua linha de montagem foi descontinuada, 125.334 unidades em diversas versões haviam sido produzidas por um período de 21 anos.

resumo técnico e imagem do R-2800 Double Wasp

lista de aeronaves que utilizaram o R-2800 Double Wasp

Retornando ao desenvolvimento do novo avião da Republic, a essa altura já batizado de XP-44, a equipe responsável começou a fazer projeções de velocidade máxima de 647 km/h a 20.000 pés (6.100 m) e razão de subida superior a 1.200 m /min. Tudo parecia ir muito bem a não ser por um problema; como a capacidade de combustível era igual ao do P-43 e desempenho melhorado, o alcance ficou muito reduzido. Para azar da Republic, o USAAC não necesitava de um interceptador leve de curto alcance e o projeto foi cancelado.

Apesar do projeto inicial do XP-47 ter resultado em fracasso, o USAAC fez um novo contrato com a Republic para um avião com novas especificações. Finalmente nascia o XP-47B, que herdaria o motor do XP-44 e toda a experiência do projeto P-43 Lancer.

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