Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


Republic P-43 Lancer

História

Parte II - A produção


Quarenta e três P-43 Lancer foram encomendados pelo Exército Americano no final de 1940. Seus números de série eram 41-6668/6721. Eram praticamente idênticos ao YP-43. O motor era o Pratt & Whitney R-1830-47 com turbo superalimentador desenvolvendo 1.200 hp. O primeiro P-43 foi entregue em 16 de maio de 1941 e o último exemplar em 28 de agosto de 1941. A velocidade máxima era de 562 km/h (349 mph) a 7.620 m (25.000 pés), razão de subida inicial era de 869 m (2.850 pés) por minuto, teto de serviço era de 11.582 m (38.000 pés) e o alcance era 1.287 km (800 milhas). A envergadura era de 11 m (36 pés), comprimento de 8,68 m (27 pés e 11 pol.), altura de 4,27 m (14 pés) e área da asa equivalente a 20,72 m2. Pesava 2.565 kg (5.654 lb) vazio e 3.543 kg (7.810 lb) carregado. Peso máximo na decolagem era 3.599 kg (7.935 lb). Armamento consistia de duas metralhadoras de 12,7 mm e duas de 7,62 mm.


Outras Partes da
História do P-43

O P-43 foi logo seguido pelo P-43A, dos quais foi feito um pedido de oitenta unidades. Seus números de série eram 40-2891/2970. As entregas começaram em setembro de 1941. O P-43A era essencialmente o mesmo modelo inicial do P-43, a não ser pelo turbo superalimentador R-1830-49 que produzia 1.200 hp a 7.620 m (25.000 pés). O armamento foi reforçado para quatro metralhadoras de 12,7 mm, duas na fuselagem e duas nas asas. As entregas começaram em setembro de 1941. A velocidade máxima era de 573 km/h (356 mph) a 7.620 m (25.000 pés), a altitude de 4.572 m (15.000 pés) podia ser alcançada em 6 minutos, teto de serviço era de 10.973 m (36.000 pés) e o alcance era 1.046 km (650 milhas). A envergadura era de 11 m (36 pés), comprimento de 8,68 m (27 pés e 11 pol.), altura de 4,27 m (14 pés) e área da asa equivalente a 20,72 m². Pesava 2.584 kg (5.996 lb) vazio e 3.372 kg (7.435 lb) carregado. Peso máximo na decolagem era 3.846 kg (8.480 lb).

Na USAAF o P-43 foi para o 1st Pursuit Group (Primeiro Grupo de Caça) no Campo Selfridge, Michigan, 55th Pursuit Group no Campo Portland, e por último para o 14th Pursuit Group no Campo March, California. Seu tempo de serviço com essas unidades foi breve tendo sido rapidamente substituídos pelos P-38 tão logo disponíveis.

Em 30 de junho de 1941, 125 unidades extras foram encomendadas através dos fundos Lend-Lease para a Força Aérea Chinesa, apesar do objetivo inicial ainda ser o de manter as linhas de produção de Farmingdale em atividade até o Thunderbolt estar pronto. Os P-43 adquiridos pelos chineses foram designados de P-43A-1. Seus números de série eram 41-31448/31572. O P-43A-1 se diferenciava do P-43A por usar o motor Pratt and Whitney R-1830-57 de mesma potência. As quatros metralhadoras de 12,7 mm foram todas colocadas nas asas. Foram feitas algumas tentativas de atualização do projeto com inclusão de alguns itens atuais como blindagem para o piloto e tanques de combustível auto selantes. Foi feita previsão para um tanque alijável de 189 l, uma bomba de 90,7 kg (200 lb) ou seis de 9,07 kg (20 lb). A velocidade máxima era de 573 km/h (356 mph) a 3.048 m (10.000 pés), o teto de serviço era de 10.973 m (36.000 pés) e o alcance era 2.334 km (1.450 milhas). A envergadura era de 11 m (36 pés), comprimento de 8,68 m (27 pés e 11 pol.), altura de 4,27 m (14 pés) e área da asa equivalente a 20,72 m². Pesava 2.584 kg (5.996 lb) vazio e 3.372 kg (7.435 lb) carregado. Peso máximo na decolagem era 3.846 kg (8.480 lb).

A produção do P-43A-1 terminou em março de 1942 e 108 desses aviões foram transferidos para a China. Lá eles presenciaram alguma ação mas provaram de forma inequívoca que não eram adequados para a tarefa à qual foram designados.

Matérias relacionadas

A história do P-47: Parte II - Kartveli e o P-43


suporte | política de privadidade | direitos de reprodução | contato
Copyright © 2003 Sentando a Pua! | projeto por monolitho